quarta-feira, 8 de junho de 2011

Descobertas da ciência - Telecinésia e telepatia

5.3.Telecinésia
                A telecinésia é a capacidade de mover fisicamente um objecto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser «abalado pela mente». Tal poder está agrupado na paranormalidade.
                A palavra telecinese tem origem nas palavras gregas tele e kinese, que significam "mover à distância".

Explicação do fenómeno
                A ideia da telecinésia, vista por quem a domina, é de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. Os átomos são feitos de energia e, consequentemente, nós somos energia. Por isso podemos controlar objectos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagimos com a energia que o objecto possui.

Evidências científicas
                A comunidade científica defende que esta capacidade ainda não foi, até ao momento, “convincentemente demonstrada”. Não existem evidências científicas de que esta aparente capacidade possa ser controlada conscientemente. Estudos na parapsicologia demonstram que, se a telecinese existir, seria incontrolável, espontânea e inconsciente.

5.4.Telepatia
Telepatia é definida na parapsicologia como a habilidade de adquirir informação acerca dos pensamentos, sentimentos ou actividades de outras pessoas, sem o uso de ferramentas tais como a linguagem verbal, corporal, de sinais ou a escrita.
O termo foi usado pela primeira vez em 1882 por Fredric W. H. Myers, fundador da Society for Psychical Research (Sociedade para Pesquisa Psíquica), substituindo expressões como transferência de pensamento.
A telepatia é considerada uma forma de percepção extra-sensorial ou anomalia cognitiva, e é frequentemente relacionada com vários fenómenos paranormais tais como premonição, clarividência e empatia.
Embora experiências científicas sobre a telepatia tenham sido realizadas, incluindo aquelas feitas recentemente por universidades respeitáveis nos Estados Unidos da América (alguns com resultados positivos), a existência da telepatia não é aceite pela maioria dos cientistas.
Mesmo com todas as pesquisas e os estudos relativos aos assuntos psíquicos, as evidências existentes ainda não têm o peso suficiente para que seja aceite a existência do fenómeno.
Uma das técnicas usadas para demonstrar a validade da telepatia é o experimento ganzfield.


Fábio Pereira, 12.º LH

Sem comentários:

Enviar um comentário