quarta-feira, 18 de maio de 2011

Descobertas da Ciência-nº2-O coma

Coma é o estado no qual uma pessoa perde completa ou parcialmente a consciência. A pessoa fica sem reacções nervosas, ou reage pouco ou nada a estímulos do exterior.
            Pode ser causado por uma perturbação grave do funcionamento cerebral, devido a traumas crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, tumores, distúrbios metabólicos, envenenamentos ou asfixia.
            O organismo tem fortes motivos para fazer uma pessoa «apagar». No caso de acidentes graves, qualquer energia preservada pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Colocar o cérebro em stand-by economiza energia que pode ser precisa para a manutenção dos sinais vitais.
            No coma natural é impossível prever quanto tempo a pessoa fica nesse estado. Geralmente, a recuperação total da consciência acontece num período de duas a quatro semanas.

Testemunho real:
Louis VillJoen, um rapaz de 19 anos, foi atropelado por um camião enquanto andava de bicicleta. Esteve em coma 5 anos, numa cama de hospital.
Os danos cerebrais eram sérios e o coma profundo, o diagnóstico era aterrador e levava a crer que o jovem jamais recuperaria a consciência.
Numa visita ao hospital, a sua mãe deu-lhe um comprimido para dormir pois Louise estava sempre de olhos abertos e com um espasmo frequente no braço esquerdo.
Sem qualquer explicação Louise acordou e falou à mãe.
Um comprimido destinado a adormecer acordou-o de um coma profundo.



Fábio Pereira-12ºLH

Sem comentários:

Enviar um comentário