quarta-feira, 18 de maio de 2011

Descobertas da Ciência-nº1-paralisia do sono

            Paralisia do Sono é uma paralisia temporária do corpo que ocorre imediatamente após o despertar ou imediatamente antes de adormecer.
            Está relacionada com a paralisia que ocorre como uma parte natural do sono R.E.M., ou rapid eye movement. Trata-se da fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a actividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. As pessoas acordadas durante o sono REM, normalmente, sentem-se alertas, com maior índice de atenção, ou mais dispostas para a actividade normal.
            A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, este estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas (percepções visuais de objectos que não existem).
            Este acontecimento é tão estranho para a pessoa que o vive que esta pensa tratar-se de um sonho não lhe dando a devida importância.
            Foi sugerido que ela pode estar relacionada com uma inibição pós-sináptica de neurónios motores na ponte do tronco cerebral. Também níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em actividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.
            Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes nas suas vidas. Sugerem também que existem vários factores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação.Tais como:
            • A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido ou projecção da consciência.
  • Dormir de barriga para cima
  • Agenda de sono irregular; sestas; privação de sono
  • Stress elevado
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio.
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas
  • Uso recente de drogas alucinogénias

Tratamento
            Existem alguns medicamentos que têm tido sucesso na prevenção da paralisia do sono.
 
O pesadelo, por Henry Fuseli (1781), uma das representações da paralisia do sono na cultura popular

Fábio Pereira-12ºLH

Sem comentários:

Enviar um comentário