quarta-feira, 6 de abril de 2011

A escola de hoje-um problema?

A escola de hoje é diferente da do passado. Mantém alguns problemas do passado e vão surgindo outros na actualidade. Esta acompanhou a evolução que hoje se regista, fornecendo mais oportunidades e mais apoio do que antigamente. É disso exemplo o projecto novas oportunidades onde pessoas que não completaram a sua escolaridade concluem-na. Outros exemplos são as zonas de estudo criadas nas escolas, os meios tecnológicos disponíveis nas mesmas, o acesso a material de estudo diverso e a garantia de apoio a todos os tipos de dificuldades.
                No entanto toda esta evolução tem aspectos negativos, nomeadamente um excesso de liberdade dos alunos na escola que culmina muitas vezes em comportamentos irresponsáveis e malcriados. Também os professores são menos rígidos, permitindo que os alunos cheguem a más horas às aulas, que sejam mal-educados, que ajam de forma incorrecta e que transitem de ano sem o merecerem. Tudo isto leva a que os alunos se tornem menos responsáveis futuramente no seu local de trabalho.
                Os alunos têm vindo a tornar-se mais agressivos também com os seus pares, discriminando-os por motivos vários - altura, cor da pele, nacionalidade e problemas físicos ou mentais – o que conduz muitas vezes a situações mais graves como o isolamento, a sensação de rejeição ou até mesmo o bulling. É preciso ter em conta que quem discrimina é normalmente quem não se sente à vontade consigo mesmo, quem tem uma família desestruturada ou quem simplesmente não tem educação.
                Por isso, apesar da evolução que a escola tem tido, é preciso ainda muito trabalho para se combater os problemas descritos.

(Fábio Pereira, 12.º LH)

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