quarta-feira, 30 de março de 2011

Distúrbios alimentares

Quem passa pela adolescência sem achar que algo não está bem consigo e com o seu corpo?

Alguns levam essas preocupações a extremos, transformando-as em verdadeiros problemas.

Preocupadas com esta questão, a Catarina e a Cristina Santos, do 9.º A, decidiram envolver-se em mais um projecto...

Tal como de costume, começaram por preencher a grelha de planificação do projecto, definindo o que sabiam, o que queriam saber e como iriam saber.



O que sabemos…
O que queremos saber…
Como vamos saber…
São perturbações psíquicas estando na sua origem a interacção de factores psicológicos, familiares (Cristina e Catarina)  
Factores que conduzem a distúrbios alimentares.
Internet
Hoje em dia os distúrbios alimentares afectam principalmente as jovens adolescentes (Catarina)
Quais os sintomas desses distúrbios alimentares?
Manuais
Podem levar à morte em casos extremos (Cristina)
Consequências dos distúrbios alimentares?
Enciclopédias
Essas jovens normalmente comem em excesso ou não se alimentam como se deviam alimentar (Catarina)
Onde se tratam esses distúrbios alimentares ?

Essas jovens vomitam o que comem ( Cristina)
Quais são as idades mais propícias a estes distúrbios alimentares ?

Tem consequências graves ( Cristina)
Estes distúrbios incidem mais no Sexo feminino ou no masculino?


Quem é que trata destes distúrbios alimentares?





























Distúrbios Alimentares

Alimentação

Comer e beber é uma necessidade que o ser humano tem para ingerir, digerir e absorver a água e os nutrientes essenciais à vida, para assegurar o seu crescimento, conservar a saúde, manter o equilíbrio do organismo e as suas funções orgânicas.

O que é uma alimentação correcta?

Entende-se por alimentação correcta uma ingestão de alimentos variados e diversificados, mas não em excesso e nem em carência.
O que é uma alimentação incorrecta?

Diz-se ser uma alimentação incorrecta quando existe uma deficiência na ingestão dos nutrientes essenciais.
Esta pode ser classificada em dois tipos: por excesso ou por carência.
Por carência quando o Homem ingere alimentos abaixo das quantidades necessárias e com muito poucas calorias. Este tipo de alimentação pode conduzir à Anorexia e à Anemia.



Definição de distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares são doenças psiquiátricas desencadeadas não apenas pela influência dos média, mas também por questões psicológicas.

Factores que conduzem a distúrbios alimentares

Nas novelas e nas páginas de revistas, o que mais se vê são corpos muito magros, que tentam vender uma imagem de beleza e felicidade. Diante disso, muita gente quer ser igual. Mas essa beleza vai levar a distúrbios alimentares, podendo lhes causar danos irreversíveis nos seus corpos: como por exemplo problemas cardíacos, anorexia, bulimia.
      O crescimento mais significativo da ocorrência dos distúrbios alimentares é em adolescentes e jovens do sexo feminino. Por isso, é importante manter atenção constante no hábito alimentar de familiares. Médicos e educadores também devem ficar atentos.         
Tipos de distúrbios alimentares
A)  Anorexia Nervosa
 Sintomas
Os jovens portadores da anorexia podem perder entre 20% a 35% do seu peso sem causa aparente, têm muito medo de ganhar peso, fazem exercício físico exageradamente, deixar de ter a menstruação, não sentem fome, vivem uma vida iniciando dietas impróprias, preocupam-se demais com a sua imagem corporal  

Consequências 

• Perda da menstruação

• Descamação e pele seca
• Cabelos finos e quebradiços
• Unhas frágeis
• Desidratação
• Queda da temperatura corporal (hipotermia)
• Perda de massa muscular e gordura corporal
• Insónia
• Anemia
• Constipação  

B)  Bulimia Nervosa
Sintomas
Os jovens com bulimia nervosa sentem uma fome exagerada, têm ataques de fome: dois por semana, num período mínimo de três meses, dão preferência a alimentos super gordurosos, ingerem até 5 mil calorias num intervalo de duas horas, induzem os vómitos em segredo, usam diuréticos e/ou laxantes, praticam exercícios físicos intensamente, têm jejuns sucedidos por ataques de fome, manifestam uma preocupação excessiva com a imagem corporal.  

Consequências
• Cáries e erosão do esmalte dentário
• Glândulas salivares inchadas
• Lábios rachados
• Deficiência de cálcio
• Desidratação
• Sangramento retal devido ao uso de laxantes
• Inflamação do esôfago


Consequências dos distúrbios alimentares
• Perda da menstruação
Cabelos finos e quebradiços
• Unhas frágeis
• Desidratação
• Queda da temperatura corporal (hipotermia)
  Perda de massa muscular e gordura corporal
  Insónia
  Anemia
  Constipação


Onde se tratam os distúrbios alimentares?
Assistência médica
A primeira prioridade no tratamento da anorexia é tratar e estabilizar os problemas de saúde sérios. A hospitalização pode ser necessária para prevenir a fome, suicídio, ou uma crise médica.

A terapia nutricional para anorexia

Outra forma de fazer tratamento aos distúrbios alimentares é fazendo uma terapia de aconselhamento. Esta terapia consiste em ajuda de um médico, em que ele dá alguns conselhos e diz a esse paciente para ter uma alimentação adequada e fazer uma dieta.

Aconselhamento e tratamento para a anorexia

A terapia desempenha um papel crucial no tratamento da anorexia. Os seus objectivos são identificar os pensamentos e sentimentos negativos sobre o peso e a auto estima que estão por trás dos comportamentos anoréxicos, e substituí-las por menos e distorcidas atitudes saudáveis. Outra meta importante é ensinar a anoréxica como lidar com emoções difíceis, problemas de relacionamento, e stress em vez de uma maneira auto-destrutiva.    

A terapia cognitiva

Explora o pensamento crítico e insalubres da anorexia subjacente. O foco está no aumento da auto-consciência, desafiando as crenças distorcidas, e melhorar a auto-estima e senso de controlo. A terapia cognitiva também envolve a educação sobre a anorexia.

Terapia comportamental

Promove comportamentos alimentares saudáveis através da utilização de recompensas, reforços, auto-monitorização e ajuste do objectivo. Ensina o paciente a reconhecer a anorexia e lidar com eles usando técnicas de relaxamento e estratégias de confrontamento.

Terapia familiar

Examina a dinâmica familiar que pode contribuir para a anorexia ou interferir com a recuperação. Muitas vezes inclui algumas sessões de terapia sem a anoréxica, um elemento particularmente importante quando o paciente com anorexia nega ter um distúrbio alimentar.

Terapia de grupo

Permite que as pessoas com anorexia falem uns com os outros num ambiente supervisionado. Ajuda a reduzir o isolamento dos anoréxicos que muitos possam sentir. Esses membros do grupo podem apoiar uns aos outros através da recuperação e compartilhar as suas experiências e conselhos.

Medicações

Não existem medicamentos concebidos especificamente para tratar anorexia, porque eles mostraram um benefício limitado no tratamento deste distúrbio alimentar. No entanto, os antidepressivos ou outras medicações psiquiátricas podem ajudar a tratar outros distúrbios mentais que você possa ter também, como depressão ou ansiedade.

Internação

Em casos de complicações médicas, ou emergências psiquiátricas, desnutrição severa ou persistente recusa a comer, a hospitalização pode ser necessária. A hospitalização pode ser em uma enfermaria psiquiátrica ou médica. Existe também algumas clínicas que são especializadas no tratamento de pessoas com distúrbios alimentares. Alguns podem oferecer programas de dia ou programas de habitação, ao invés de internação integral.

Desafios no tratamento da anorexia
Alguns casos de anorexia são muito mais graves do que outros. Os casos menos graves  pode levar menos tempo para o tratamento e recuperação. Um dos maiores desafios no tratamento da anorexia é que as pessoas podem não querer o tratamento ou podem pensar que não necessitam.
Mesmo se você quer ficar melhor, a atracão da anorexia pode ser difícil de superar. A anorexia é muitas vezes uma batalha contínua, ao longo da vida.
Embora os sintomas possam diminuir, você permanece vulnerável e pode ter uma recaída durante os períodos de alta tensão ou em situações de stress. Por exemplo, os sintomas de anorexia podem diminuir durante a gravidez e depois voltarem.
Ter consultas periódicas e conversar sobre isso com os seus familiares e
amigos pode ajudar em épocas de stress.  

Catarina e Cristina Santos
Projecto n.º 2

1 comentário:

  1. Gostei do vosso projecto.
    Apesar das pessoas conhecerem as consequências destes problemas ainda continuam a cometer esse erro, por isso é urgente que se façam estes trabalhos.
    Para a próxima tentem só estruturar o trabalho melhor com introdução, conclusão e bibliografia.

    (Fábio Pereira)

    ResponderEliminar